in

Caso Daniel: defesa da família Brittes conta com ‘ajuda’ de Gilmar Mendes; entenda

Montagem / Diogo Marcondes

Edison Brittes Júnior, sua esposa Cristiana Brittes e a filha do casal, Allan Brittes, estão presos suspeitos de participação na morte do jogador Daniel Corrêa, ex-São Paulo e Coritiba.  

Publicidade

Edison confessou o crime e agora a defesa da família Brittes trabalha para libertar Cristiana. O argumento utilizado pela defesa tem como base uma decisão tomada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mandes.

Em dezembro do ano passado, Gilmar concedeu liminar favorável à Adriana Ancelmo, mulher do ex-governador do Rio de Janeiro Sergio Cabral. Adriana, condenada por associação criminosa e lavagem de dinheiro, precisava ficar perto de seus dois filhos, um deles com 11 anos.

Publicidade

Mesma idade da filha mais nova de Cristiana Brittes. A menina está sob cuidados de familiares desde que mãe, pai e irmã mais velha foram presos.

Publicidade

A decisão de Gilmar Mendes fez com que Adriana Ancelmo saísse da cadeia para aguardar julgamento de um habeas corpus do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em prisão domiciliar.

Publicidade

A defesa dos Brittes emitiu embargo declaratório na última segunda-feira. O advogado Claudio Dalledone Júnior cita, no embargo, o voto de Gilmar Mendes no caso da mulher do ex-governador do Rio que havia sido presa na Operação Calicute, ligada à Lava Jato.

A defesa havia tentado revogação da prisão de Cristiana na semana passada, mas o juiz Siderlei Ostrufka Cordeiro negou. O argumento do magistrado é que a soltura poderia atrapalhar as investigações do caso. Agora que a Polícia Civil concluiu inquérito, isso pode acontecer.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!