in

Gabigol pode alcançar feito inédito e superar Romário e Edmundo

Reprodução / Santos FC

Gabriel Barbosa, o Gabigol, não deve continuar no Santos na próxima temporada, mas pode deixar o Peixe com uma marca histórica em seu currículo: se tornar o primeiro jogador a ser artilheiro da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro na mesma temporada.

Publicidade

Gabigol foi um dos artilheiros da Copa do Brasil, com quatro gols. No Brasileirão, ele tem 15 gols – quatro a mais do que o vice-artilheiro Ricardo Oliveira, do Atlético-MG. Nunca nenhum jogador alcançou tal feito. A Copa do Brasil é disputada desde 1989.

Segundo levantamento do repórter André Schmidt, do Lance!, seis jogadores conseguiram ser artilheiros dos dois torneios nacionais mais importantes do futebol brasileiro.

Publicidade

Paulo Nunes foi artilheiro do Brasileirão de 1996, com 16 gols, e também foi o goleador da Copa do Brasil de 1997, com nove tentos. Romário foi artilheiro da Copa do Brasil em 1998 e 1999, pelo Flamengo, e foi o maior goleador do Brasileirão em 2001 e 2005, pelo Vasco.

Publicidade

No início da carreira, em 2005, Fred foi artilheiro da Copa do Brasil defendendo o Cruzeiro. No Brasileirão, esteve no topo de goleadores em 2012 e 2014, pelo Fluminense, e em 2016, pelo Atlético-MG.

Publicidade

Edmundo foi artilheiro do Brasileiro pelo Vasco, em 1997, marcando 29 gols – esta marca só foi superada na era dos pontos corridos, quando aumentaram o número de jogos. Em 2008, marcou seis gols pelo Vasco na Copa do Brasil.

O recorde de Edmundo foi quebrado por Washington, em 2004, quando marcou 34 gols pelo Atlético-PR. Em 2008, pelo Fluminense, voltou a ser artilheiro do torneio. Antes disso, em 2001, foi artilheiro da Copa do Brasil. Na época, defendia a Ponte Preta.

Luis Fabiano foi artilheiro da Copa do Brasil, em 2002, e do Campeonato Brasileiro, em 2012. Nas duas oportunidades, o atacante defendia o São Paulo.

Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!