in

Estudos afirmam que mãe de três filhos é a mais estressada

Uol

Muitas mulheres acreditam que a maternidade é a realização de um sonho. Por esse motivo, após ter o primeiro filho nos braços, o desejo de ter uma família grande aumenta ainda mais em muitas mães. Existe um ditado popular que diz ‘um é pouco, dois é bom, mas três é demais!’. 

Publicidade

Segundo uma pesquisa divulgada pelo ‘Today’, mãe de três crianças acabam ficando mais estressadas do que mulheres que tem um, dois, quatro ou até mais filhos. Aliás, a partir do quarto filho a mulher começa a relaxar verdadeiramente.

Segundo o psiquiatra Janet Taylor, a tensão tende a reduzir. O motivo é que não existe espaço suficiente na cabeça para ser perfeccionista quando uma mulher tem quatro ou mais filhos. Os especialistas que realizaram a pesquisa colocaram o nome desse fenômeno de efeito Duggar, quando se atinge um nível crítico de crianças, a vida acaba parecendo mais fácil.

Publicidade

A pesquisa começou a ser realizada em 2013 e contou com a participação de 7.164 mães nos Estados Unidos. O especialista ainda explicou que quanto mais filhos a mulher tem, mais confiante em suas habilidades ela se torna.

Publicidade

Foi realizada uma escala de 1-10 para medir o nível de estresse, onde 10 era considerado o nível mais intenso. A média do país ficou em torno de 8,5, sendo os motivos geradores os mais variados. Entre eles estão preocupações relacionadas a problemas financeiros, exigências aos assuntos em relação à casa e até mesmo as questões do trabalho.

Publicidade

O estudo apontou que na maioria das vezes a cobrança vem da própria mãe. Entretanto, 75% das mães ressaltaram que a pressão que elas mesmas colocam para serem mães perfeitas é maior do que o julgamento de terceiros.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, famosos, maternidade e notícias que se destacam no Brasil e no mundo.