in

Concurso Público: 5 Dicas Infalíveis para PASSAR nas provas, a 4 é fundamental

Uma das principais dificuldades da maioria dos concurseiros está em não se saber como iniciar os seus estudos para o concurso público desejado. Estaremos listando aqui 5 dicas essenciais para que você possa alcançar os objetivos que deseja quando se trata de provas.

Publicidade

Alvo

O primeiro e mais importante passo é definir qual o concurso que você deseja passar e estabelecê-lo como o alvo principal. Para a escolha é importante que se leve em consideração, entre outros quesitos, principalmente a remuneração, o plano de carreira e os possíveis locais de trabalho.

Nada te impede de fazer o máximo de concursos para a sua área. Mas é importante que, quanto a priorização dos estudos, se tenha um concurso específico para se estudar. Outra dica importante é não esperar a abertura do edital para se iniciar os estudos. Quanto maior a antecedência da preparação, maiores as chances de você atingir os objetivos traçados.

Publicidade

Meta

É importante que se saiba qual foi a nota de corte para a última vaga do ano anterior para o cargo que se deseja. Esse será o teu norte, sem essa referência como parâmetro fica muito complicado estabelecer as metas e se direcionar nos estudos.

Publicidade

Material

Não adianta possuir uma elevada força de vontade e dedicar horas e mais horas de estudos se não tiver um bom material para ser analisado. Ter um material de qualidade em mãos é um passo essencial para se obter sucesso em concursos públicos.

Publicidade

Prioridade

É importantíssimo que se conheça não apenas as matérias pelo edital, mas que também se analise as provas anteriores para se estabelecer com qual frequência caem determinados assuntos. Existem certos concursos que não costumam cobrar em nenhum dos anos algumas matérias específicas, já outras matérias caem até mais de uma vez na mesma prova. Ou seja, torna-se necessário priorizar tais assuntos, investindo-se mais tempo em questões que aparecem com maior frequência.

Planejamento

Um dos maiores “pecados” que muitos concurseiros cometem é não possuir um plano de estudos. Em muitos casos se perde muito tempo diariamente pensando em qual assunto se deve estudar naquele dia. Tempo é algo que precisa ser valorizado para quem faz concurso público. Logo, o ideal é que se monte uma planilha de estudos e se coloque pelo menos uma vez na semana quais os assuntos que serão abordados em dias específicos. Existem diversos modos diferentes de como se montar uma planilha facilmente encontrados em um pesquisa simples na internet.

Publicidade
Publicidade
Publicidade