in

5 alimentos que podem ser tão viciantes quanto as drogas

O ser humano desenvolve vários vícios ao longo de sua vida. Dentre eles vícios em drogas, bebidas, jogos, redes sociais e até mesmo em comidas. Nossos pais sempre nos aconselham a manter a distância das drogas, pois sabem o quão viciantes elas podem ser, no entanto, o que muitos não sabem é que certos tipos de alimentos podem provocar o mesmo efeito.

Publicidade

Queijo

O queijo é um dos alimentos mais adorados pelos brasileiros e que está presente em muitos alimentos do dia a dia. O que muitos não sabem é que o queijo contém moléculas de opiáceos caseína e casomorfinas, que possuem efeitos similares ao da morfina. Apesar de não ser maléfico ao corpo humano, o queijo também é um alimento viciante.

Batata frita

A batata frita é um dos alimentos mais queridos das pessoas, sendo bastante consumida em casa e também em bares. O alimento também libera dopamina no organismo humano e o que causa um efeito viciante.

Publicidade

Café

O café é outro alimento bastante presente no dia a dia dos brasileiros e aindam mais ingerido nos Estados Unidos, onde consomem cerca de 3 xícaras de café por dia. Além do próprio café, os americanos também tomam muitos energéticos e refrigerantes que também possuem cafeína. Ao tomar muito café, o corpo humano libera uma substância chamada dopamina e o vício só tende a aumentar.

Publicidade

Carne

A carne é uma fonte importante de protéina para o organismo humano. É possível encontrar na carne substâncias como hipoxantina, ácidos guanílico e inosínico que também causam dependência.

Publicidade

Chocolate

O chocolate pode ser tão viciante como as drogas. Ele contém açúcar, gorduras, teobromina e encefalina, além da cafeína do cacau. A teobromina e encefalina agem no nosso corpo como estimulantes. A teobromina ainda causa efeitos no nosso corpo que nos dão uma sensação de relaxamento.

E você leitor, já se tornou dependente de algum alimento específico? Compartilhe sua experiência nos comentários do artigo.

Publicidade