in

Urgente: Ministério da Saúde convoca adultos até 49 anos para imunização após 31 de agosto

O Brasil enfrenta hoje o retorno de uma doença que havia sido controlada há décadas. Com a imigração o sarampo voltou e os postos de saúde estão se esforçando para fazer a imunização de crianças para controlar os surtos. Porém, a vacinação vai se estender para adultos.

Publicidade

De acordo com o site G1, todas as crianças, de um a cinco anos de idade precisam ser vacinadas, mas pessoas de todas as idades podem tomar a vacina. Segundo o portal de notícias, o Ministério da Saúde oferece doses de vacina contra sarampo para pessoas de 12 meses a 29 anos de idade, que deverá se estender para adultos até 49 anos.

Qual período de vacinação para adultos?

O governo está orientando as pessoas que os adultos devem ir até os postos de saúde após o fim da campanha de vacinação infantil, que finaliza em 31 de agosto. Para que os postos não fiquem sobrecarregados todos devem ir após essa data e tomar uma dose única da vacina contra sarampo. 

Publicidade

Quem pode tomar a vacina?

Há pessoas que não podem tomar a vacina, como gestantes e indivíduos que tenham suspeitas de sarampo. Crianças com menos de 6 meses e pessoas com doenças que abalam o sistema imune, também não podem. Fora isso, todos que tem entre 6 meses a 49 anos de idade devem tomar a vacina. Acima de 49 anos o ministério da saúde supõe que a pessoa já tomou a vacina ou já teve a doença.

Publicidade

Não lembro se já fui vacinado, e agora?

Quem não lembra se tomou essa vacina no passado deve ser imunizado, pois na dúvida é melhor procurar o posto. O máximo que pode acontecer é se imunizar a toa, mas assim garante a vacinação e o controle da doença. Quem já teve a doença já está protegido. 

Publicidade

A doença é grave?

Algumas pessoas não estão levando a sério a gravidade da doença, mas ela pode ser fatal. Os sintomas começam com febre e tosse persistente, corrimento no nariz e irritação ocular. Ela também pode apresentar infecção nos ouvidos, convulsões e pneumonia. Ela pode se agravar para lesão cerebral e falecimento. Sarampo também apresenta as manchas vermelhas que todo mundo conhece. Vacine-se!

Publicidade