in

De volta ao pó: saiba como é o processo de cremação de uma pessoa que já se foi

Muitas pessoas têm curiosidade para saber como é feita a cremação de uma pessoa. Os corpos são basicamente colocados em fornos e incinerados em altas temperaturas fazendo com que os ossos, cabelo, unhas e carne virarem pó. As cinzas restantes são partículas inorgânicas que compõem os ossos. 

Publicidade

Essa prática é feita há quase 3 mil anos no Oriente, pois a sua função é purificadora naquela região. Eles acreditam que isso elimina os defeitos da pessoa e liberta sua alma. Veja agora o processo de cremação de forma detalhada:

1 O processo de cremação começa quando a pessoa registra em cartório a sua vontade de ter o corpo cremado, após a morte. Ele faz isso em vida. Depois do velório o corpo é levado a uma sala refrigerada.

Publicidade

2 Os corpos ficam 24 horas em resfriamento. Nesse período a família ou a polícia podem requisitar o corpo da pessoa falecida para investigações, se necessário.

Publicidade

3 Depois de passar um dia inteiro na geladeira o corpo da pessoa vai para o forno, com roupas e tudo dentro do caixão. O forno tem cerca de 1200 °C e faz o corpo e o caixão evaporarem, fazendo o cadáver sumir.

Publicidade

4 Após duas horas dentro do forno os restos, que viraram cinzas, são colocados em uma espécie de liquidificador, para triturar os ossos que não foram consumidos pelo calor do fogo.

5 No triturador os restos mortais ficam 25 minutos. Depois, as cinzas são guardadas em urnas e posteriormente, entregues à família. Para ter uma ideia, uma pessoa de 70 quilos se reduz a um quilo de pó. Normalmente, a cremação fica mais barata que o enterro comum.
 

Publicidade
Publicidade
Publicidade