in

6 sinais de que seu coração está doente e você nem imagina

O organismo sempre emite alguns alertas sobre possíveis problemas de saúde e se você ficar bastante atento pode inclusive buscar ajuda médica em tempo hábil para realizar o tratamento adequado. No caso de problemas no coração, como por exemplo, o infarto, alguns sintomas já foram amplamente divulgados, entre eles podemos destacar, taquicardia e/ou palpitações, pontadas no peito, formigamento ou dor no braço esquerdo.

Publicidade

Porém, o que a maioria das pessoas não sabem é que existem outros sintomas que podem passar desapercebidos e que são um alarme do organismo indicando problemas cardíacos. Neste artigo você vai ficar sabendo quais são trais sintomas para poder se precaver.

Mortes relacionadas ao coração

O número de mortes relacionadas aos problemas cardíacos são alarmantes, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), todos os anos cerca de 17,5 milhões de pessoas morrem vítimas de doenças cardiovasculares em todo o mundo. No Brasil, anualmente morrem aproximadamente 350 mil pessoas vítimas de doenças relacionadas ao coração, ou seja, a cada 40 segundos uma pessoa perde a vida. 

Publicidade

6 sinais de que seu coração está doente e você nem imagina

É sempre bom ficar alerta ao que o seu organismo tem para te dizer, infelizmente na correria do dia a dia a saúde é deixada de lado, a maioria das pessoas só procuram por ajuda médica quando estão doentes.

Publicidade

O correto é se prevenir, ou seja, fazer exames regularmente e um check-up por ano, opte por uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos. Conheça os 6 sinais  de que seu coração está doente e você nem imagina:

Publicidade

1 – Lábios Azuis

Quando o coração começa a falhar, ele não consegue enviar a quantidade de sangue e oxigênio necessário para todo o organismo, Quando isso acontece, geralmente os lábios ficam arroxeados e/ou azulados. Neste caso correto é buscar ajuda médica e realizar um check-up.

2 –  Gengivas feridas e dentes soltos

A higienização correta da sua boca é fundamental para a saúde do seu coração. Na boca algumas bactérias se proliferam com mais facilidade, algumas delas são muito nocivas e se caírem na corrente sanguínea podem fazer o coração adoecer. Gengivas que ficam constantemente feridas e a perda de dentes, ou mesmo senti-los amolecer é um grave sinal de alerta.

3 – Circulo em torno da íris

Com o avançar da idade é perfeitamente normal que os olhos apresentem alguns problemas, como por exemplo, a catarata, que é comum surgir a partir dos 50 anos. Porém, nesta faixa etária, algumas pessoas desenvolvem um círculo em torno da íris, uma auréola mais clara, que na verdade indica um acumulo de gordura e embora não interfira na sua visão, essa condição chamada de “arco senil” é um indicativo de doença coronariana.

4 – Unhas enfraquecidas e com formato diferente

As unhas também podem indicar que há algo de errado com o seu coração. Geralmente as unhas ganham um formato diferente, mais largo e arredondado, muito juntos às pontas dos dedos. Isso indica que o oxigênio transportado pelo sangue não está chegando até as extremidades de seus dedos, este é um sinal de mau funcionamento do coração.

5 – Lóbulo da orelha dobrado

Esta dobra na orelha é conhecida como 'prega lobular diagonal bilateral', ela indica que o indivíduo pode ter aterosclerose. Mas a orelha pode mostrar que o coração não está saudável? Sim este também é um sinal de que há algo de errado, a dobrinha mostra que existe em seu organismo, acúmulo de gorduras, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias e dentro delas. Estes são indícios de problemas coronarianos.

6 – Xantomas

Algumas pessoas desenvolvem um sinal que parece com manchas na pele, são algumas bolinhas amarelas ou bege formadas em virtude do acúmulo de gordura. Geralmente estes sinais aparecem nos joelhos, cotovelos, nádegas e pálpebras, trata-se da hipercolesterolemia congênita. As bolinhas se formam em pessoas que apresentam níveis tão altos de colesterol LDL, o temido mau colesterol. Com o passar do tempo este tipo de gordura se deposita na pele, e nas paredes das artérias. Neste caso o risco de um ataque cardíaco é bastante alto, é preciso buscar ajuda médica o mais rápido possível.

Cuide bem de seu coração, procure incorporar em seu dia a dia hábitos saudáveis, evite o uso do cigarro, bebidas alcoólicas e o sedentarismo.

Publicidade
Publicidade
Publicidade