in

Pesquisa mostra que maior medo dos brasileiros na atualidade é a violência

Levantamento divulgado pelo Instituto Paraná Pesquisas mostrou quais os medos dos brasileiros. A pesquisa espontânea perguntou aos entrevistados quais os maiores medos. Aumento da violência e insegurança ganhou com 27,2% dos votos – cada pessoa poderia falar mais de uma situação. O segundo maior medo dos brasileiros é "que o país não saia da crise/ economia/ piorar a situação econômica do país", com 20,7%.

Publicidade

Na terceira opção, aparece outro grande problema do país: "Ficar desempregado ou não achar emprego", com 19,8%. No momento, cerca de 13 milhões de brasileiros estão desempregados e muitos não conseguem enxergar uma luz no final do túnel.

Com 17,5%, aparecem "ficar doente e não ter assistência médica/ a falta de saúde" e "que os políticos corruptos fiquem impunes/ aumentar a corrupção". Abaixo, com 6,5%, o medo é que haja "aumento da inflação e de impostos".

Publicidade

Educação também foi citada. Para 5,7% das pessoas que responderam à pesquisa, "a falta de educação/ educação precária/ falta de investimento nas escolas" é um grande medo. "Acabar com a Previdência/ corte da aposentadoria" é o maior problema para 3,2% das pessoas.

Publicidade

São citados ainda "ficar endividado/ não conseguir pagar as contas no final do mês", com 3%, e "perder as coisas que conquistou nesses anos", com 2,2%. Outras citações receberam 10,1%.

Publicidade

O Paraná Pesquisa entrevistou 2.002 pessoas em 26 estados e no Distrito Federal, entre os dias 9 e 13 de agosto. A margem de erro para os resultados gerais é de 2% para mais ou para menos.

Publicidade