in

São Paulo pode se considerar campeão? Líder do primeiro turno nunca ficou de fora do topo da tabela

Na noite deste domingo (20), o time do São Paulo venceu a Chapecoense por 2×0, e terminou o primeiro turno do campeonato na liderança isolada. 

Publicidade

Se depender do histórico que o time têm dentro da competição, o título deste ano já pode ser considerado ganho. Para se ter uma ideia, na era dos pontos corridos, criada em 2003, somente em três delas o campeão do primeiro turno não levantou a Taça no fim da temporada. Após a primeira metade da competição, os únicos clubes que não conseguiram se manter no topo da tabela foram: Grêmio (2008), Internacional (2009) e Atlético-MG (2012).

Porém, nem por isso deixaram de se manter no topo da tabela, pois todos eles acabaram garantindo a segunda colocação e garantindo o passe para a Libertadores nos anos seguintes. Caso o São Paulo venha a se tornar o campeão em 2018, o clube terá seu sétimo campeonato ganho na era dos pontos corridos. 

Publicidade

Para avaliar a situação, no tri conquistado entre 2006 e 2008, o São Paulo venceu o primeiro turno nos dois primeiros anos, e no último, conseguiu ultrapassar o Grêmio. Com a vitória no jogo de ontem, o clube paulista conseguiu abrir três pontos de vantagem sobre o segundo colocado do Campeonato Brasileiro, Inter. 

Publicidade

O Flamengo está cada vez mais distante do primeiro, mas ainda têm chances de tentar uma recuperação, visto que só está a quatro pontos do líder do campeonato. O Grêmio que também é um forte concorrente, está com cinco pontos de diferença. 

Publicidade

Nos próximos confrontos que vem por aí, o clube paulista irá enfrentar o Paraná, no jogo que será realizado fora de casa. Os outros três serão no Morumbi, contra Ceará, Fluminense, Atlético-MG e Bahia. 

Publicidade
Publicidade