in

Saiba quais são as 4 crises do crescimento do bebê

O crescimento do bebê é marcado por alguma crise que é comum na fase que ele se encontra no momento. Se ele está um pouco mais agitado que o normal, se alimenta mal e não dorme direito, pode ser que ele esteja passando por um desses momentos.

Publicidade

Veja abaixo quais são e o que significa cada uma delas:

Primeiro trimestre: período simbiótico

Quando a criança completa três meses é dito que ela tem um segundo nascimento, pois o primeiro é o biológico e esse outro é o psicológico. É nesse momento que mãe e filhos acabam se tornando um só, pois é nessa fase que o bebê começa a olhar nos olhos de sua mãe, imitar seus gestos e entende que ela não é apenas uma fonte de alimento de leite materno.

Publicidade

Entre 5 e 6 meses: formação do triângulo familiar

É nessa fase que a criança começa a reconhecer a figura paterna. Pois mesmo que o pai seja ativo na sua criação, o homem não dispõe legalmente do mesmo período de licença maternidade da mãe. Sendo assim, a criança demora um pouco mais para assimilar a imagem dele.

Publicidade

Oito meses: separação ou angústia

Essa fase pode não acontecer exatamente no terceiro trimestre. É nesse momento que o transtorno para dormir pode ser um pouco mais grave e demora um pouco mais para passar do que as outras fases.

Publicidade

1 ano: ambivalência dependência/dependência

Coincide juntamente com a fase dos primeiros passos, o bebê já está buscando um pouco da sua independência junto com o aprendizado de andar. Essa ambivalência se dá pelo desejo de sua independência e da necessidade de ainda ter dependência.

Publicidade
Publicidade
Publicidade