in

Líquido vermelho na carne NÃO é sangue; saiba o que é

Com os alimentos industrializados, muitas pessoas começam a desconfiar de tudo que comem, achando que podem causar algum problema de saúde. A forma como são armazenados e produzidos causam pânico em alguns, que deixam de comer e optam por uma alimentação mais natural e saudável.

Publicidade

Há muita especulação sobre a carne vermelha, principalmente, sobre o líquido que fica na bandeja onde ela é armazenada. Muitos acham que é sangue, mas não é. Com essa informação, muitos fazem suposições mirabolantes na tentativa de descobrir o que é.

Aquele líquido, na verdade, é uma proteína que se chama mioglobina. O seu objetivo é a manutenção do oxigênio das células dos músculos. É essa proteína que dá coloração avermelhada à carne. Quando a carne é cozida, esse líquido fica marrom, e nesse momento a pessoa já sabe que ela está pronta.

Publicidade

Mas isso não significa que não há sangue em um pedaço de carne que compramos. Sabendo que aquele líquido não é sangue, algumas pessoas ficam menos horrorizadas, pois vêem aquilo como algo macabro sendo vendido no supermercado.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

Até porque, se fosse sangue seria um vermelho mais vivo, com um líquido mais espesso. O aspecto da mioglobina junto com a carne faz muitas pessoas terem nojo e até sentem dó do animal abatido, fazendo-as se tornarem vegetarianas. 

Publicidade

Porém, a carne tem nutrientes essenciais para a saúde do ser humano. Para deixar de comê-la, a pessoa precisa tomar suplementação de acordo com a orientação médica, pois caso contrário, poderá ficar doente por deficiências nutricionais.

Publicidade