in

10 maneiras usadas para controlar os moradores de uma cidade sem que eles percebam

Viver em harmonia com a comunidade e a cidade que você escolheu para morar nem sempre é uma tarefa fácil. Vez ou outra você irá encontrar algo que lhe desagrade, até mesmo porque a urbanização, se não for realizada de maneira planejada e visando o bem estar do cidadão, pode promover um verdadeiro caos, principalmente em relação a locomoção das pessoas de um ponto a outro da cidade.

Publicidade

Mas, você sabia que na maioria das cidades os cidadãos são controlados e induzidos a tomar algumas decisões e atitudes sem ao menos desconfiar disso? De acordo com o portal de notícias online, Tudo Interessante, a cidade onde você mora pode estar moldando seu comportamento sem que você perceba; saiba mais.

10 maneiras usadas para controlar os moradores de uma cidade sem que eles percebam

Provavelmente, você já sentiu aquela sensação de estar sendo constantemente observado, e isso realmente é possível devido ao grande número de câmeras espalhadas pelas cidades. Além daquelas que são instaladas visando maior segurança, existem também as que são usadas para controlar o trânsito, ou seja, você vive em um grande 'big brother'.

Publicidade

Mas existem outras características sutis que passam desapercebidas da maioria dos moradores de uma cidade, e são estes elementos e instalações que foram propositalmente criados para te controlar. Neste artigo, você irá identificar 10 maneiras usadas para controlar os moradores de uma cidade sem que eles percebam.

Publicidade

1 – Câmeras de segurança falsas

Acredite, elas são bem mais comuns do que se pode imaginar e são instaladas em locais estratégicos para coibir delitos, como roubos e assaltos em locais públicos.

Publicidade

2 – Bancos com formatos estranhos

Você já se deparou com bancos na rua com formatos e tamanhos estranhos? Pois acredite, eles foram criados justamente para não oferecer conforto. Desta maneira, as pessoas não conseguem ficar sentadas neles por muito tempo, ou mesmo os utilize para outras atividades. 

 

3 – Bancos de rua com apoio pra os braços ou divisórias

Acredite, estes tipos de banco não possuem este design para te deixar mais confortável. Na verdade, eles foram criados desta maneira para evitar que moradores de rua os usem como camas, uma vez que as divisórias impedem que se deitem neles.

4 – Lixeiras públicas com aberturas pequenas

Certamente, você já se deparou com muitas lixeiras assim. As aberturas pequenas foram criadas para evitar que o cidadão descarte objetos grandes nas mesmas. Caso contrário, você poderia encontrar um sofá enfiado na lixeira, não duvide disso.

 

5 – Pedaços de metal fixados de maneira aleatória em superfícies

Obra de arte? Engana-se quem pensa desta maneira. Estes pedaços de metal foram estrategicamente fixados para evitar o uso de skates e patins em certos locais da cidade.

 

6 – Viadutos baixos

Se você já se deparou com uma ponte e/ou viaduto baixo, provavelmente pensou que pode ter havido um erro de cálculo, mas saiba que tudo foi cuidadosamente planejado. Na verdade, estas obras mais baixas foram criadas para coibir o trânsito de caminhões, máquinas pesadas e carretas em algumas regiões das cidades.

7 – Prédios com luzes acesas

É comum ver alguns prédios e lojas com as luzes acessas mesmo durante a madrugada. Parece que tem alguém fazendo hora extra não é mesmo? Mas saiba que em algumas cidades ao redor do mundo, os agentes de segurança solicitam aos proprietários de lojas e salas comerciais que deixem as luzes acessas afim de coibir possíveis delitos em determinadas regiões.

8 – Luzes azuis em banheiro públicos ou de casas noturnas

Para tudo há um proposito. Embora no Brasil não seja muito comum a utilização da luz azul em banheiros, em muitas cidades nos Estados Unidos elas são amplamente utilizadas, isso por que ela impede que usuários de drogas, como por exemplo, a heroína, achem a veia para se injetar.

 

9 – Ondulações/pirâmides/paralelepípedos embaixo de viadutos

Esta técnica é bastante comum em cidades com tolerância zero aos moradores de rua. Com estas barreiras fica impossível construir abrigos ou moradias embaixo destas estruturas.

10 – Carros de polícia vazios

Em grandes centros urbanos espalhados pelo mundo, é comum ver um carro da polícia vazio estacionado em uma rua movimentada. Esta é mais uma estratégia para inibir alguns tipos de delito inclusive os de trânsito.

Estas são apenas algumas técnicas utilizadas nas cidades para monitorar, induzir e controlar os moradores dos centros urbanos. Neste caso, todos nós estamos sujeitos a vivenciar este tipo de situação. Então, sorria você está sendo controlado.

Publicidade
Publicidade