in

Já decidiu em quem vai votar? Saiba quando dará início o horário político

Muita gente deve estar se perguntando quando começa e quando termina a propaganda eleitoral, tendo em vista que em época de eleição ela sempre chega cedo.

Publicidade

Toda a programação é feita meses ou até anos antes. E neste ano de 2018 as eleições deram início na data de 16 de agosto de 2018, podendo ser feita até o dia 06 de outubro, mas só até as 22h.

Esta data também será válida para carros de som, comícios, passeatas e carreatas. A propaganda eleitoral no rádio e na televisão, que também é conhecida como horário político, começará no dia 31 de agosto e terá fim no dia 04 de outubro.

Publicidade

A internet também entra nesse esquema, junto com a imprensa escrita paga, ou seja, jornais, revistas e anúncios. A data limite para a veiculação é 05 de outubro. Agora, quem será que paga pela propaganda política?

Publicidade

Para quem não sabe, os partidos políticos não precisam pagar para terem seu tempo na TV aberta, porém, isso acaba ajudando as emissoras de televisão que têm seus impostos reduzidos. Isso acontece porque o tempo utilizado poderia estar sendo ocupado pelas emissoras para dar espaço aos anunciantes, como isso não ocorre, elas acabam tendo o valor abatido do imposto de renda.

Publicidade

Porém, as emissoras economizam somente 80% desse valor, os outros 20% são pagos como forma de demonstrar que estão contribuindo com a democracia brasileira. O imposto descontado das emissoras é justificado com o tempo que elas cedem de sua programação para transmitir o horário político ou, como alguns preferem dizer, horário eleitoral gratuito.

Publicidade
Publicidade
Publicidade