in

7 perguntas e respostas sobre pedra nos rins em crianças

A cólica provocada pelas pedras nos rins, é considerada uma das piores dores que alguém pode sentir. É uma dor intensa de um lado das costas e extremamente incômoda, mas se para um adulto já é ruim, para uma criança deve ser algo assustador. O fato é que os pequenos podem ter cálculos renais, até mesmo os bebês. Veja as principais perguntas e respostas sobre esse problema e entenda como agir se seu filho passar por isso.

Publicidade

1 – Onde dói a cólica renal?

Apesar da dor ser localizada na lombar, não é somente essa parte do corpo que sofre com a cólica renal. Começa nas costas, vai pela lateral da barriga e desce até a bexiga, sendo uma dor muito intensa. Em crianças maiores é mais fácil identificar o problema, pois elas conseguem explicar e onde dói. Mas, em caso de crianças pequenas é necessário observar outros sintomas.

2 – Quais sintomas indicam a doença?

Além da dor forte, irritabilidade e enjoo podem ser consideradas fatores importantes nos pequenos. Um detalhe importante é a cor da urina. Caso aparece sangue é precisou investigar. Pode ocorrer febre, mas na maioria das vezes está associada a infecção de urina, por exemplo.

Publicidade

3 – O que provoca a dor?

Enquanto estão localizadas dentro dos rins, as pedras não provocam dor. O problema começa quando elas saem do órgão em direção a bexiga. Até percorrer esse percurso, a pedra obstrui o caminho e machuca as paredes do ureter, um tubo que liga o rim a bexiga. O corpo entende que a obstrução precisa ser eliminada e começa o processo de contração do ureter e é isso que provoca as terríveis dores.

Publicidade

4 – O que fazer se suspeitar de pedra nos rins?

Caso os pais suspeitem desse problema, a criança deve ser encaminhada para atendimento médico. Pois, para colocar fim a dor intensa, os pequenos precisarão receber medicação na veia. Depois deverá ser levada ao especialista, que vai avaliar a extensão do problema.

Publicidade

5 – Como costuma ser o procedimento médico?

Tudo vai depender da gravidade do problema. Se houver uma obstrução grave ou algum tipo de infecção, pode ser necessário uma intervenção cirúrgica. Em casos mais simples, os pais são instruídos a aguardar o organismo liberar naturalmente. Para isso é importante que a criança beba bastante água.

6 – O que pode provocar as pedras nos rins em crianças?

O problema é mais comum em pessoas adultas, mas o número de casos em crianças aumenta cada vez mais. O principal motivo é os maus hábitos alimentares e também sedentarismo. No entanto, algumas situações podem estar ligadas a fatores genéticos.

7 – Bebês podem ter pedra nos rins?

Sim, isso pode acontecer, mas nesse caso está ligado a herança genética. É pouco frequente, porém se ocorre é mais grave e a situação deve ser resolvida com urgência.

Publicidade
Publicidade