in

Saiba quais são as três vacinas que as gestantes devem tomar

Sabe-se que, por falta de informações, algumas mulheres não entendem a importância de colocar a carteirinha de vacinação em dia durante a gravidez ou antes dela. Até pode parecer um assunto de pouca importância em meio a tantas preocupações, porém as doses desses medicamentos irá prevenir problemas relativamente mais sérios com a mamãe e seu bebê.

Publicidade

De acordo com Nilma Antas Neves, mãe de Carla e Rodrigo e presidente da comissão nacional de vacinas da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), no período de gestação é muito importante tomar as vacinas, pois assim, proporcionará anticorpos maternos via placenta para o feto que ainda se forma em seu útero. 

Ainda segundo Nilma, é recomendado pela FEBRASGO a vacinação em adolescentes e adultos que entrarão em contato com o recém-nascido, no mínimo, 15 dias antes do primeiro contato.

Publicidade

Confira as 3 vacinas que as grávidas precisam tomar, segundo o portal Pais e Filhos do UOL:

Publicidade

Influenza (gripe):

Essa, é uma das vacinas mais importantes durante a gravidez. A mesma protegerá a mãe do vírus da gripe normal e também de quadros mais graves, como bronquite, pneumonias e até mesmo a morte, por causa de queda e imunidade.

Publicidade

Tríplice Bacteriana (dTpa-Difteria, Tétano e Coqueluche):

Essa vacina protege contra a Coqueluche e e ainda contra o tétano neonatal, agindo contra infecções que podem ocorrer após o uso inapropriado de instrumentos na hora de cortar o cordão umbilical.

Hepatite B:

Essa medicação é importante tomar porque hepatite B não apresenta sintomas bem definidos, porém alguns deles podem ser vômito, dores musculares e mal-estar (sintomas pertinentes a outras complicações também). Vale lembrar que a infecção durante a gestação é uma via comum de transmissão e, portanto, é importante evitar que a mamãe seja infectada para não transmitir ao feto ou recém-nascido. Caso a criança seja infectada com hepatite B, pode apresentar cirrose hepática e câncer hepático na fase adulta.

Publicidade
Publicidade
Publicidade