in

Quem já teve sarampo pode pegar de novo?

A pessoa que já teve sarampo alguma vez na vida não precisa se vacinar. Isso é porque o corpo desenvolve anticorpos contra a doença e, sendo assim, ela está livre de ser atacada pelo vírus novamente. No entanto, é importante que se saiba se foi mesmo o sarampo que a deixou de cama.

Publicidade

Porém, como saber se realmente a pessoa já teve essa doença e não outro tipo de vírus? Vale ressaltar que os sintomas dessa enfermidade que são manchas no corpo e no rosto, febre, coceira, conjuntivite e tosse também são comuns a outras infecções. Na verdade, para que se possa ter certeza que a foi realmente infectado pelo sarampo, a pessoa deve fazer um exame de sangue específico.

Pensando nisso, caso não tenha certeza que realmente já teve a doença e que isso foi constatado através de um diagnostico preciso de um médico, é melhor tomar a vacina, que é injetável e não deve ser confundida com a da poliomielite, que é administrada em gotas. Vale lembrar que a versão tríplice viral também protege contra caxumba e rubéola. Já a tetra viral, afastará também o risco de contrair catapora, além das demais enfermidades já citadas. 

Publicidade

Para uma melhor escolha entre as vacinas, dependerá de uma avaliação do histórico por um profissional da saúde.

Publicidade

De acordo com o site Saúde, é importante lembrar que não se deve achar que, só porque o contato com o sarampo faz com que o corpo produza anticorpos, não deva se vacinar. Até porque, a injeção, que traz poucas reações e em alguns casos nenhuma, é muito importante.

Publicidade

Devemos levar consideração que esse vírus foi um dos maiores causadores de mortes infantil no mundo. Na época, as coisas poderiam ser diferente caso houvesse a vacina.

Publicidade