in

Saiba por que crianças com menos de 1 ano não devem tomar suco de frutas

A ideia de que o bebê deve se alimentar somente com leite materno nos seis primeiros meses de vida, não pode ser estendida sobre dar sucos de frutas para crianças menores de 1 ano de idade. Muitas pessoas se enganam, pois eles são gostosos, naturais e tem fácil ingestão.

Publicidade

“Ao dar o suco, a mãe está perdendo a chance de dar fruta para o filho, que tem maior concentração de fibras, vitaminas e estimula a mastigação”, disse o pediatra Mauro Fisberg, que é coordenador do Centro de Dificuldades Alimentares do Hospital Infantil Sabará, localizado na capital paulista.

Esse problema se dá quando a mãe dá suco no lugar da fruta, substituindo até a água ou uma refeição somente com esse preparo. Com essa constatação, a Sociedade Brasileira de Pediatria colocou em seu manual de alimentação a recomendação de evitar a ingestão de sucos naturais para crianças com mais de seis meses.

Publicidade

“O suco não é proibido, mas o seu consumo exagerado toma o lugar de outros alimentos”, diz Fisberg, que foi um dos responsáveis pela elaboração do documento. Além disso, a ingestão de sucos aumenta o consumo de calorias e apenas beber não estimula funções que são importantes em seu desenvolvimento, como a mastigação e a deglutição.

Publicidade

Quando estiver em uma festa, por exemplo, ou outra situação em que isso seja inevitável, é recomendável dar sucos naturais no lugar de sucos industrializados e dos 'terríveis' refrigerantes.

Publicidade

O primeiro contato da criança com uma fruta pode ser no mínimo estranho, mas isso não é justificativa para que sejam trocados por sucos. Há as opções de raspar ou amassar as frutas e também começar pelos que são fáceis de serem consumidos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade