in

STF toma decisão à favor de Lula e complica Sérgio Moro

O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, encontra-se atualmente preso e vem brigando na Justiça para tentar melhorar a sua situação, por este motivo que há muitas polêmicas envolvendo o nome do petista. O juiz federal Sérgio Moro foi o responsável por investigar os processos do petista e inclusive o condenou. Por conta de um processo investigado por Moro que Lula está, atualmente, preso pela Polícia Federal, em um ato preventivo.

Publicidade

Agora o Supremo Tribunal Federal (STF) vem tomando decisões sobre o caso do ex-presidente, e tirou do Sérgio Moro trechos dos depoimentos do dono da empreiteira Odebrecht, essas partes citavam o nome de Lula. Sérgio Moro fica mais enfraquecido por não ter os depoimentos em mãos, porém pode pedir à Justiça de Brasília, para onde os mesmos foram enviados, o compartilhamento das informações, caso precise.

Entretanto, a decisão é vista como favorável ao ex-presidente Lula, pois o juiz ainda tem que tomar decisões e vem investigando sobre o seu processo, em vista de descobrir mais coisas relevantes ao caso. Moro também tem outros processos de Lula em mãos, por este motivo que o ex-presidente pode ter sua pena aumentada por mais um tempo, caso ocorra a condenação de outros supostos crimes executados pelo petista.

Publicidade

O STF já tomou decisões contrárias e favoráveis ao Lula, agora o mesmo tentará recorrer ao tribunal máximo de juízes do país para tentar legalizar a sua candidatura à presidência da República, algo que é dado como improvável por alguns juristas brasileiros que acompanham o caso.

Publicidade

A Lei da Ficha Limpa não permite que existam candidatos à cargos eleitorais que já tenham sido condenados por um colegiado de juízes, como Lula foi pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4° Região), ainda mais por um crime de corrupção.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade