in

Jair Bolsonaro cresce 46% entre as mulheres e número de votos em milhões é divulgado

Candidato à Presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro é acusado pela oposição de ser misógino. Apesar da campanha contrária, o candidato conservador é bem visto entre as mulheres e tem votação expressiva do público feminino.

Publicidade

Pesquisa divulgada pelo Paraná Pesquisas no final de julho mostrou Bolsonaro na liderança isolada, com 23,6% dos votos. A segunda colocada, Marina Silva (Rede), aparecia na segunda posição com 14,4%.

Entre as mulheres, Bolsonaro aparecia empatado tecnicamente com a candidata da Rede. O candidato tinha 16,3%, enquanto Marina somava 17,1%. Ciro Gomes (PDT) aparecia com 10,2% dos votos femininos.

Publicidade

Considerando o universo de 77 milhões de eleitoras no Brasil (52% do total de eleitores), de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os 16,3% de votos de Bolsonaro representa 12,5 milhões de eleitoras.

Publicidade

Há um universo de 25 milhões de mulheres que não sabem em quem vão votar ou que declaram que não votar em nenhum dos candidatos. Quem quiser vencer as eleições, precisará convencer essa grande fatia do público.

Publicidade

Crescimento

Jair Bolsonaro tem crescido entre as mulheres. Em levantamento do Paraná Pesquisas realizado em maio de 2017, o ex-deputado federal aparecia com 11,1% entre as mulheres.

Em setembro de 2017, nos cenários que apresentavam detalhamento dos votos, Bolsonaro variava entre 12,3% e 12,9% dos votos femininos. Agora, na pesquisa de julho de 2018, Bolsonaro aparece com 16,3%. O crescimento do candidato foi de 46% nesse período de pouco mais de um ano. Restam pouco menos de dois meses para a disputa do primeiro turno.

Publicidade
Publicidade
Publicidade