in

Conheça o frio rigoroso das serras do sudeste do Brasil

A região Sudeste é a segunda região mais fria do Brasil, perdendo apenas para o Sul, afinal essa é a área do Brasil mais próxima do Pólo Sul, sendo assim o inverno nessa parte do país tende a ser mais forte.

Publicidade

As áreas mais frias são geralmente onde tem a incidência de serras onde pode ocorrer geadas, que é um fenômeno típico de dias bastante frios e que tem a temperatura do ar abaixo de 5ºC. A geada nada mais é que o congelamento do orvalho sobre a superfície.

Quando isso ocorre a camada de gelo que se forma sobre as plantas acaba queimando-as causando enormes prejuízos para os agricultores e pecuaristas, claro isso vai depender da intensidade e frequência com que ocorre.
Isso ocorre devido ao forte resfriamento do ar e do solo. É um fenômeno que pode ocorrer em qualquer região, desde que as condições de clima seco e ar gelado ocorram simultaneamente.

Publicidade

As cidades da região Sudeste que tem maior altitude, com mais de mil metros acima do nível do mar, como as cidades de Monte Verde, a nacionalmente conhecida Campos do Jordão, Maria da Fé, Passa Quatro, a região de Visconde de Mauá e todo o Sul do Rio de Janeiro tendem a ter temperaturas frequentes que vão de 0 a 5ºC nessa época do ano. Esse ano as geadas podem não ser tão frequentes, pois espera-se um clima mais ameno. Outra região que tem previsão de geada é a serra da Mantiqueira.

Publicidade

A mais comum de acontecer é a geada branca, que deixa os campos e os carros branquinhos, é tipicamente de noites calmas, pouco vento e sem nebulosidade. Confira abaixo algumas imagens de geadas e outras paisagens do sudeste quando o frio está bastante rigoroso.

Publicidade

Geada em Campos do Jordão/SP:

Geada em Caldas/MG:

Geada em Monte Verde/SP:

Geada em São Mateus/SP:

Geada na Zona Leste de São Paulo:

Geada na região de Visconde de Mauá:

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade