in

STJD decide e Flamengo fica sem 2 jogadores na reestreia do Brasileirão

O que os torcedores temiam aconteceu! A Primeira Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julgou os cinco atletas envolvidos na confusão que ocorreu no final do clássico entre Flamengo e Vasco no Brasileirão. Ninguém escapou, todos foram condenados.

Publicidade

Três atletas do Flamengo estavam envolvidos na confusão: Rhodolfo, Cuéllar e Everton Ribeiro. Enquanto os dois primeiros receberam um jogo de suspensão, Everton foi absolvido. Eles foram punidos pelo artigo 250 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de ato hostil e prevê pena de um a três jogos. O clube ainda pode recorrer.

Vale lembrar que os jogadores haviam sido enquadrados no artigo 254-A, que cabe uma pena mais dura, podendo chegar a 12 jogos de suspensão, mas a relatora aceitou a tese dos advogados de defesa e descaracterizou a agressão. Além dos atletas do Flamengo, também foram punidos Riascos e Breno.

Publicidade

A sessão foi presidida por Gustavo Pinheiro. Completaram a mesa de julgamento os auditores Douglas Blaichman, Michelle Ramalho (relatora), Rafael Feitosa e Alexandre Magno de Almeida Guerra Marques. O procurador foi Rafael Carneiro e o Flamengo foi defendido pelo advogado Rodrigo Frangeli.

Publicidade

Esta decisão deixa o Flamengo, que é o atual líder do campeonato, com dois desfalques para a reestreia do Brasileirão. A partida será contra o São Paulo no Maracanã e é uma briga direta pela primeira posição, já que o tricolor paulista ocupa o 3º lugar na tabela de classificação.

Publicidade

Relembre o caso

A confusão e o tumulto ocorreu logo depois de uma fata de Riascos em Everton Ribeiro, quando a partida já estava nos acréscimos. O vascaíno empurra o jogador do Flamengo e os outros atletas se juntam no meio da briga. Everton Ribeiro não chegou a ser punido na partida, mas a Procuradoria achou que ele deveria ser julgado com base nas imagens já que fica claro que o jogador levantou a perna propositalmente para atingir Riascos ao cair no chão.

Publicidade