in

Como fazer Xarope de Cenoura para tosse, gripe e resfriado

Neste artigo você conhecerá algumas propriedades da cenoura, que além de ótima para acompanhar uma refeição, tem ainda muitos benefícios, entre eles, um excelênte expectorante e antioxidante. No entanto, por tais benefícios, ela ajuda a diminuir os sintomas de tosse, pelo fato de limpar as vias aéreas e acalmar a irritação que provoca a tosse. Sendo assim, essa mistura é uma verdadeira aliada a nossa saúde e imunidade. 

Publicidade

Veja como preparar:

Você vai precisar dos seguintes ingredientes:

Publicidade
  • 1 cenoura ralada
  • 1/2 limão
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de chá de mel (incluir apenas para crianças maiores de 1 ano)

Modo de preparo

Publicidade

Pique a cenoura em pedaços pequenos, ou rale, e depois cubra ela com o açúcar. Para que o remédio tenha um efeito maior, adicione 1/2 limão espremido e 1 colher de mel, sobre toda cenoura.

Publicidade

Deixe descansar por alguns minutos, e para saber que está pronto, perceba quando a cenoura começar a eliminar seu suco natural. É indicado tomar 2 vezes por dia, porém, precisa de cuidado, pois ele é contra-indicado para quem tem diabetes por conta da quantidade de açúcar.

Benefícios do xarope

Os ingredientes deste xarope de cenoura são excelentes pois, fortalece o sistema imunológico, por ser rico em antioxidantes e em vitamina C, tira o catarro da garganta por conta da sua ação expectorante, alivia a tosse porque limpa a garganta, combate a gripe, resfriado, coriza e elimina o catarro do nariz, da garganta e dos pulmões.

Além de todos estes benefícios, este xarope tem fácil aceitação entre as crianças pelo fato do sabor ser docinho.

Indica-se que tome o xarope pela manhã e após as refeições, porque assim o índice glicêmico não aumenta muito rápido, favorecendo a fome. Vale ressaltar que é extremamente NÃO recomendado a bebês com menos de 1 ano, devido ao risco de botulismo. Nesse caso, você pode tirar o mel, e o xarope terá o mesmo efeito.

Publicidade