in

Frases que os pais nunca devem dizer aos filhos

Educar um filho é sempre bem complexo, pois envolve uma série de questões, por isso os pais devem ficar sempre atentos, procurando até mesmo se informar como devem fazer para dar o melhor nesta fase. As crianças de hoje em dia são curiosas, têm na internet uma forma de descobrir o mundo e acabam acreditando em tudo que veem.

Publicidade

Os pais devem estar presentes o tempo todo, mostrando que são amigos e querem o melhor para os filhos, porém, precisam tomar muito cuidado com o que dizem, pois às vezes, uma simples frase pode colocar tudo a perder.

Veja algumas das frases que os pais jamais devem falar para seus filhos

Se não fizer assim, pode ir embora: frases como esta demonstram que os pais são autoritários e querem impor sua forma de pensar, mesmo sem o filho entender porque deve agir daquela forma. É importante ter regras dentro de casa, mas o diálogo é sempre o melhor caminho para um relacionamento sincero e sem traumas. Em se tratando de regras, o melhor a fazer não é impor, mas explicar porque elas existem e mostrar os problemas que acontecem quando não se faz o que é esperado.

Publicidade

Você deve ter vergonha de ter feito isso: quando os pais dizem isto para o filho estão impedindo que ele aprenda com seus erros. Não importa se a criança quebrou um vaso, sujou a roupa, estragou algum eletrodoméstico, ou fez algo que não deveria. O erro está comedido e fazer a criança se sentir rejeitada não é a melhor forma de resolver esta situação. Converse e mostre com educação o problema que o filho causou, mas sem repreendê-lo. Depois, diga o que precisará ser feito para resolver a situação e claro que ele deverá participar deste processo, mas sem grosseria ou fazendo com que se sinta envergonhado.

Publicidade

Você é o filho perfeito: ninguém no mundo é perfeito e da mesma forma que a criança não deve ser colocada contra a parede, também não deve ser valorizada ao extremo. As qualidades do filho precisam ser elogiadas e trabalhadas para que ele possa melhorar sempre, mas com humildade. E dizer a todos que tem um filho perfeito, faz com que a criança assuma uma responsabilidade enorme, pois irá querer ser cada vez melhor, ficando ansioso para nunca errar, nunca decepcionar os pais, sendo o melhor na escola e em tudo que faz. A vida não é assim, somos bons em algumas coisas, mas em outras precisamos contar com as pessoas que sabem mais do que nós.

Publicidade

Uma frase dita pelos pais, pode até parecer sem importância, algo dito de improviso, em um momento de nervosismo, mas para a criança tem um efeito devastador. É preciso tomar cuidado com o que se diz e ao invés de ficar fazendo afirmações simplesmente, ter o hábito de chamar os filhos para uma conversa franca, onde os pais falam, mas também ouvem, mostrando ao filho que têm interesse em saber o que ele está pensando e que apesar da pouca idade, a opinião dele também conta.

Publicidade
Publicidade
Publicidade