in

Documentário na Netflix conta sobre a perseguição dos gays na Rússia

Está disponível na Netflix o documentário To Russia With Love, que retrata sobre a perseguição da Rússia contra os gays, mas vai um importante aviso: o conteúdo só ficará disponível na plataforma de streaming até o dia 1 de julho. O documentário em questão faz um apanhado geral do antes e depois do que aconteceu nos Jogos Olímpicos de Inverno na cidade de Sóchi.

Publicidade

Através do uso de casos de homossexuais, mais precisamente atletas que participaram do evento esportivo, o filme relata a repressão do país contra os gays e o que os estrangeiros fizeram – ou não fizeram – para conseguir apoiar toda a comunidade LGBT de lá.

Antes de chegar ao país, muitos deles diziam que apoiariam a causa, mas diante da realidade totalmente opressora, a história teve outro rumo; como o caso do patinador artístico Johnny Weir, que usa roupas bastante chamativas e pensou que somente isso seria algum sinal de protesto.

Publicidade

Além dos depoimentos desses atletas, há também os ativistas da Rússia, que estavam protestando nas ruas e, em troca, acabavam recebendo retaliação da polícia do país.

Publicidade

Dentre tantas e tantas histórias tristes e revoltantes em um local onde a discriminação aos gays acontece a todo instante, há o caso de um jovem de apenas 17 anos, que morava na cidade cede dos jogos e sofria bulling o tempo todo – de seus colegas e até de sua professora.

Publicidade

O destino desse rapaz não teve um final feliz, assim como o de muitos jovens em todo o mundo, inclusive no Brasil, que sofrem preconceito. Sem o apoio da família, dos amigos ou até mesmo da escola, certamente o desfecho de sua história será uma triste tragédia que choca, mas que poucas pessoas fazem o mínimo para ajudar de alguma forma.

Qualquer jovem que se sentir oprimido e pensar que é o fim pode – e deve – procurar ajuda. O CVV (Centro de Valorização da Vida) pode ajudar. Para entrar em contato é só ligar no número 188 ou acessar o site oficial da instituição.

Publicidade