in

Alerta: sinusite mal curada pode evoluir para doença grave e contagiosa que causa morte fulminante

Você provavelmente já ouviu falar sobre uma doença conhecida como sinusite e certamente conhece alguém que já desenvolveu problema de saúde. Contudo, o que talvez você não saiba é que se a sinusite não for tratada de maneira correta pode evoluir para uma doença contagiosa e fatal; saiba mais.

Publicidade

Entenda o que é sinusite

Em entrevista cedida ao portal de notícias online, ‘Vix’, o otorrinolaringologista Ricardo Landini Lutaif Dolci, da Clínica Dolci, a sinusite é causada pela por uma inflamação que afeta os seios paranasais, que são as cavidades da face interligada as mucosas nasais. O problema pode ser causado por alergias, como rinite alérgica, poluição do ar ou infecções, como gripes e resfriados.

Sinusite sem tratamento adequado pode evoluir para meningite bacteriana

A meningite bacteriana é uma infecção grave que pode ter como sequelas surdez e alterações cerebrais, como epilepsia. Ela pode ser transmitida de uma pessoa para outra através de gotículas de saliva ao falar, comer ou beijar, por exemplo.

Publicidade

Meningite bacteriana pode provocar a morte em poucas horas

O professor de medicinada Universidade de Paris Jean-Christopher Mercier revelou que infelizmente, ainda não há respostas do porque uma parcela tão significativa morre de maneira tão fulminante – entre 24 e 48 horas após os sinais como febre, dores no corpo, manchas vermelhas e rigidez na nuca. Com uma alta taxa de mortalidade a meningite é uma doença considerada muito grave e que precisa de cuidados médicos emergenciais e intensos.

Publicidade

Sintomas da Sinusite

A sinusite causa um grande desconforto ao paciente que pode apresentar, o surgimento de secreção nasal espessa e amarelada, acompanhada de sensação de peso ou pressão no rosto, veja quais são os outros sintomas:

Publicidade

Dor de cabeça, que pode se espalhar para os olhos e nariz; Dor de garganta; Dificuldade para respirar pelo nariz; Perda do olfato e gosto; Mau hálito; Tosse que piora à noite; Febre alta e persistente.

Qual o tratamento adequado para a sinusite

O tratamento para sinusite geralmente é feito com o uso de remédios como: Sprays nasais: ajudam a aliviar a sensação de nariz entupido; Remédios antigripais: ajudam a aliviar a sensação de pressão no rosto e a dor de cabeça, por exemplo; Antibióticos orais: são usados apenas em casos de sinusite bacteriana para eliminar as bactérias.

Se você apresentar alguns dos sintomas relatados acima, procure a ajuda de um médico, não use medicamentos sem prescrição médica. Fazer o tratamento correto da sinusite de extrema importância.

 

Publicidade
Publicidade