in

E se a Copa do Mundo fosse em época de inverno na Rússia ?

A cidade de Sóchi é considerada uma das mais quentes da Rússia e isso não quer dizer muita coisa para quem está acostumado ao calor que predomina em boa parte das cidades brasileiras.

Publicidade

Durante o ano, Sóchi, que recebe os jogos da Copa do Mundo, costuma ter as temperaturas mais altas entre junho e agosto, quando as máximas podem chegar a 28 graus. Entre novembro e março, a mínima é de 3 graus.

Este período de cinco meses entre o final de um ano e o começo do ano é o inverno russo. Em alguns locais, as temperaturas descem muito abaixo de zero. Por isso, seria praticamente impossível uma Copa do Mundo no período de inverno.

Publicidade

Em São Peterbusrgo, por exemplo, a mínima chega facilmente perto dos 10 graus negativos. No período de inverno, a neve cobre as ruas e casas de várias cidades russas.

Publicidade

Em março 2006, a seleção brasileira venceu a Rússia por 1 a 0, em Moscou, sob um frio de 17 graus negativos na capital do país. O gol brasileiro debaixo de um frio intenso foi marcado por Ronaldo Fenômeno.

Publicidade

Piada com os alemães

A Alemanha estreou na Copa do Mundo perdendo para o México e muita gente brincou que não era novidade os alemães se darem mal na Rússia. A piada tem a ver com a Segunda Guerra Mundial, na década de 1940, quando os alemães foram derrotas pelos russos devido ao frio intenso. As tropas de Adolf Hitler não estavam preparadas para as baixas temperaturas e tiveram que se render.

Copa de 2022

Se a Copa do Mundo deste ano ficaria inviável no período de inverno russo, o próximo mundial será disputado em novembro de 2022, no Qatar, devido ao calor insuportável do verão qatariano, no meio do ano.

Publicidade
Publicidade
Publicidade