in

Passe em qualquer concurso com essas 6 dicas

Quem está em busca de uma vaga por meio de concurso público, muitas vezes sofre durante a preparação. Um dos maiores desafios dos concurseiros é conseguir conciliar trabalho, estudos e tempo livre de forma harmônica e sem pirar. Contudo, ser uma pessoa organizada e ainda apreender a quantidade imensa de matérias exigida nos editais atualmente tem se tornado tarefa para super-herói.

Publicidade

Mas os aprovados em concursos mais difíceis, como da Receita Federal, recomendam que o estudante aprenda a estudar antes de começar essa árdua tarefa que pode se alongar por muitos anos. Existem aprovados que conseguiram passar no primeiro concurso e outros que levaram mais de 10 anos até conseguir ler seu nome no Diário Oficial. Qual deles você quer ser?

Confira abaixo algumas dicas dos aprovados em concursos para se planejar e passar mais rápido.

Publicidade

1 – Saiba o que estudar

Muitos concurseiros não se dão nem ao trabalho de abrir os editais anteriores do concurso que pretendem fazer para ver quais matérias caem na prova. Esse é um erro fatal, que já te elimina antes mesmo de fazer a prova.

Publicidade

2 – Tenha objetivos claros

"Quero passar em 2 anos"; "Quero ganhar R$ 10 mil mensais", "Quero uma carreira jurídica"…

Publicidade

Independente do seu desejo, é preciso decidir o que se quer com o concurso público. Uma frase muito conhecida que se fala para concurseiros iniciantes é: "quando não se sabe qual caminho seguir, qualquer um serve".

3 – Tenha bons hábitos de estudo

Definir uma rotina de estudos é primordial para concurseiros iniciantes. Saiba que se você determinou passar e tem 3 horas por dia, use-as da melhor forma para se igualar aos estudantes mais dedicados.

4 – Separe um cantinho de estudos

Não estude na cama. Ficar deitado é a pior escolha e pode te levar a perder a atenção ao longo da leitura. Sente em uma cadeira confortável, separe o material e, com somente ele, se dedique aos estudos.

5 – Faça provas anteriores

Saber como a sua banca organizadora cobra o conteúdo da prova é sair na frente dos concorrentes. Veja os editais e provas anteriores e compare com o atual. Faça as provas como simulados e ganhe mais confiança para o dia da vitória.

6 – Veja videoaulas

Não gaste todo o tempo da preparação apenas com leitura. Assistir aulas pode ajudar a relaxar a mente para conteúdos mais pesados, como os de exatas. Professores tendem a explicar melhor e sucintamente do que livros.

Publicidade