in

Cuidado! Você pode estar com HIV sem saber, veja alguns sinais da doença

Segundo os estudos, a pessoa infectada com o vírus HIV já começa a apresentar os primeiros sintomas da doença, que são muito semelhantes aos de uma gripe. Isso é reconhecido pelos profissionais que trabalham na área da saúde como Síndrome Retroviral Aguda (SRA).

Publicidade

No entanto, em alguns casos, a doença pode demorar vários anos para se manifestar. O problema é que o HIV é uma doença que pode levar o indivíduo à morte, caso não seja tratado da maneira correta. O contágio ocorre principalmente através do ato sexual sem proteção.

Existe também outras formas de contaminação do vírus. A pessoa pode contrair através de fluidos corporais, como sêmen, através do sangue e até mesmo do leite materno. Mas vale ponderar que a maioria dos contágios acontece por causa de relação sexual sem proteção (uso de preservativo).

Publicidade

Esse artigo vai enumerar alguns dos sintomas mais corriqueiros de quem contraiu o vírus HIV.

Publicidade

Febre

Se você estiver gripado ou resfriados, ter uma febre repentinamente pode até ser algo comum. Porém, se a febre permanecer por mais semanas é, sem dúvida, um sinal de alerta. Também pode vir acompanhado de fadiga, gânglios linfáticos inchados e até mesmo dor de garganta. Tais sintomas são corriqueiros e acontecem porque o vírus está se multiplicando pelo sangue.

Publicidade

Dor muscular

É comum essa doença ser confundida com outras infecções causadas por vírus. O fato não gera surpresa, já que os sintomas são muito semelhantes, incluindo dores musculares e nas articulações.

Erupções cutâneas

Esse sintoma pode acontecer durante a evolução da doença, sendo um alerta que indica não se tratar de um simples resfriado. Podem surgir manchas rosadas ou furúnculos na pele e, geralmente, são acompanhados de coceira.

Vômitos, náuseas e diarreia

Grande parte dos portadores da doença apresenta, em qualquer estágio, um desses sintomas. A diarreia constante sem nenhum motivo aparente é sinal de alerta.

Publicidade
Publicidade