in

Como ganhar dinheiro escrevendo e sem sair de casa?

Quem ama escrever e sonha em se tornar um profissional das letras não deveria estar perdendo tempo e, sim, já colocando seu talento à prova. A insegurança e o medo do fracasso é um dos motivos que faz com que futuros escritores profissionais desistam do sonho antes mesmo de se tornarem amadores. Contudo, oportunidades que surgem todos os dias no mercado on-line têm contrariado as perspectivas negativas que pipocam todos os dias na rede.

Publicidade

Mas como sair do sonho e colocar o talento à prova? Em primeiro lugar, a habilidade de escrever não é algo voltado apenas para dotados de um grande saber ou pessoas que foram tocadas com um dom divino. Essa "arte" envolve pesquisa, estudo e muita prática. Com conhecimento de mundo e conhecimentos jornalísticos e estilísticos corretos é possível fazer dinheiro na internet. Por conta da demanda crescente de bons textos, o mercado tem se ampliado. Veja abaixo como cavar uma boa oportunidade e fazer dinheiro.

1 – Redator freelancer

Para quem nunca trabalhou com isso, começar a oferecer textos periódicos para blogs em troca de brindes ou dinheiro pode ser um bom negócio. O primeiro passo seria organizar seu currículo como escritor ou criar seu próprio veículo de comunicação on-line. Mostrar-se um empreendedor digital é um chamarisco para boas oportunidades e renda.

Publicidade

Quem ainda não acredita no mercado digital pode tentar começar procurando em sites especializados para freelancers vagas temporárias em veículos de comunicação tradicionais, como televisão. As emissoras, por exemplo, sempre precisam de bons redatores.

Publicidade

2 – Redator de ebook

Se você ama escrever, mas não acha que o jornalismo é uma carreira que seguiria, por que não escrever livros digitais? Procure especialistas que queiram ter suas ideias traduzidas de forma sucinta e interessante. A venda de ebooks cresceu bastante nos últimos anos e os manuais de quase-tudo se multiplicam a cada minuto.

Publicidade

3 – Copywriter

Essa é uma das profissões do futuro para quem sabe escrever bem e quer ganhar dinheiro. A pessoa que atua com isso escreve textos para vendas, como anúncios, vídeos de divulgação de produtos, comerciais etc. É preciso ter poder de persuasão.

4 – Autor de livros

Tem uma ideia na cabeça e nunca teve coragem de transformar em real? Ficção, biografia ou livro acadêmico são sempre bem vindos no mercado da escrita. Porém, a criatividade é o ponto-chave para os novos escritores. Saber como conquistar o público-alvo de cara é um talento que precisa ser desenvolvido logo de primeira.

Após concluído o seu livro, envie-o a editoras especializadas no assunto e torça para ser publicado gratuitamente. Apesar de concorrido, o mercado literário é uma das oportunidades para quem tem a escrita na veia.

Publicidade
Publicidade
Publicidade