in

7 coisas do dia a dia que são crimes no Brasil e você não sabia

Você conhece bem a legislação e as leis brasileiras? Pois bem, é melhor se prevenir e conhecê-las um pouco melhor neste caso, pois algumas atitudes que muito facilmente fazemos no nosso dia a dia são consideradas crimes. Quer saber quais? Então leia 7 crimes no Brasil que você não sabia e que pode estar cometendo.

Publicidade

1 – Molhar Pedestre

Certamente, você já cometeu, sofreu ou presenciou este crime diversas de vezes. Em alguns casos, é provável que até já deu boas risadas de uma situação dessas. Pode parecer bobo, mas molhar um pedestre é uma infração de nível médio, passível de multa e pontos na carteira. Muita gente não sabe, mas esse ato bobo pode ferir o bolso em R$ 85,00 e a carteira em 4 pontos. Já imaginou se esta lei se torna conhecida?

Publicidade

2 – Fumar narguilé em locais públicos

Publicidade

Tá aí outra lei desconhecida. Fumar narguilé é proibido em várias capitais brasileiras. E não é só isso, fumar com menores de idade pode render até 4 anos de prisão.

Publicidade

3 – Bicicleta na Calçada

Esse merece uma atenção para o debate sobre o uso das ciclovias. Conduzir uma bicicleta na calçada sem indicações no chão para o uso dela é proibido e acarreta em multa de gravidade média. Na falta de uma ciclovia, acostamento ou ciclofaixa, as bicicletas precisam ficar na pista junto dos outros automóveis, no mesmo sentido de tráfego e próximas às calçadas.  

4 – Cigarro Eletrônico

Desde 2009, é proibido comercializar, importar ou distribuir o cigarrinho eletrônico no Brasil. O motivo? Um mistério!

5 – Bronzeamento Artificial

Também proibido em 2009, o bronzeamento artificial não pode ser praticado no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, as câmaras artificiais usadas para este processo são consideradas cancerígenas. Então, é melhor continuar tomando sol na laje.

6 – Bengalas no avião

O objeto tão associado a idosos é definitivamente proibido para voos, sendo considerada como alto nível de ameaça da segurança da aviação civil. O objeto, juntamente com outros itens como aerossóis, saca-rolhas e raquete de tênis são proibidos sob alta restrição nos aeroportos. Não tente embacar com nenhum destes itens.

7 – Compartilhar pornografia com menores de idade

Esta merece uma atenção especial. Se você compartilha este tipo de conteúdo via WhatsApp com menores de idade, pare imediatamente, pois é considerado um crime gravíssimo. Se os pais do menor decidirem entrar na justiça contra você, e vencerem, você pode acabar preso. É melhor evitar do que remediar, não? E aí, conhece algum infrator da lei?

Publicidade
Publicidade
Publicidade