in

Por que o Datafolha sempre erra em benefício a um partido?

Sabe-se que as pesquisas esperam por determinado resultado, sendo estimativas temporárias, podendo ser encomendadas. Às vezes elas “erram”. Segundo o site Senso Incomum, erram para o mesmo lado, favorecendo Lula e o PT.

Publicidade

Os números estranhos envolvendo o Datafolha foram observadas pelos autores do portal Senso Incomum. Eles observaram que o instituto nunca parou de fazer análises sobre Lula, mesmo com o candidato tendo problemas sérios com a Justiça. Segundo eles, as notícias sobre a liderança de Lula encobrem o favoritismo de Jair Bolsonaro.

O problema não é o Datafolha errar, o problema é que ele sempre erra para o lado do PT, segundo Flavio Morgenstern. Se o petista estiver na frente, parece que a pesquisa sempre divulgará uma margem de erro superior e, seu adversário, sempre na margem inferior. 

Publicidade

Os autores do site Senso Incomum questionam as pesquisas do Datafolha há bastante tempo, fazendo muitas manifestações, inclusive nas redes sociais, mobilizando a população a pensar criticamente sobre o que a mídia mostra.

Publicidade

Segundo alguns seguidores da página do site nas redes sociais, há uma grande chance das pesquisas serem manipuladas, mas a maioria da população não se interessa em pensar criticamente sobre o assunto, e se deixa levar por dados supostamente falsos; além de serem facilmente enganados e comprados.

Publicidade

Outro questionamento dos internautas é que o Datafolha nao divulga onde conseguiu arrumar as pessoas para participar da pesquisa e nem como é possível mudar tão drasticamente a pesquisa de um dia para o outro. Assim, muitos acreditam que ela é tendenciosa e possa ser comprada por pessoas que tenham interesses escusos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade