in

9 coisas que acabam com a paixão de qualquer casal

Pesquisa aponta o que os casais menos suportam um no outro.

Divulgação

Já ouviu aquela expressão: “A paixão dura em torno de três anos; se não passar, acabou a paixão, se passar disso, realmente é amor”? Pois bem, especialistas afirmam que, realmente, a paixão dura em média 3 anos.

Publicidade

Um estudo, realizado em 2001, entrevistou cerca de duas mil pessoas, em que 67% disseram que, após este tempo de 3 anos, aquilo que já incomodava ficou pior. As manias, defeitos e pequenas diferenças ficam insuportáveis, segundo eles.

Na entrevista foi feita a seguinte pergunta: “Você ainda curte ter relações com seu companheiro?”. Casais que estavam juntos a menos de seis meses responderam que estavam satisfeitos com o companheiro. Já os que estavam juntos a mais de três anos, morando juntos, concordaram, porém, foram apenas 16% dos casos.

Publicidade

Os pesquisadores, que realizaram a entrevista, acreditam que falta empatia entre os casais, e este é o motivo um maior desgaste na relação com o passar dos anos. Segundo os pesquisadores, pessoas que crescem juntas, pensam juntas e se desenvolvem juntas têm mais chances de ter um relacionamento duradouro. Quando uma pessoa do casal não cresce, não amadurece e permanece estagnado, o outro acaba não se prendendo a ele e segue sozinho.

Publicidade

Nesse mesmo estudo, os pesquisadores fizeram um levantamento e listaram aquilo que mais chateia o parceiro ao longo dos anos, e que às vezes vira o motivo de uma separação, confira abaixo:

Publicidade
  • Hábitos desagradáveis no banheiro.
  • Desleixo nas vestimentas, inclusive as peças íntimas.
  • Consumo de bebidas alcoólicas em excesso.
  • Ausência de clima de romance, incluindo relações íntimas e carinhos.
  • Contato excessivo ou escasso com familiares.
  • Não ter uma boa higiene pessoal.
  • Trabalhar em horários incompatíveis.
  • Se descuidar do corpo e não praticar exercícios para se manter saudável.

E agora vem aquela famosa pergunta: “mas o amor dura mais de 3 anos?”, sim, ele dura sim. É preciso se atentar para aquilo que seu parceiro não concorda, e os dois, juntos e com diálogo, podem vencer as diferenças.

E se acabar? Entenda, o mais importante em um relacionamento não é o quanto tempo durou, mas sim a intensidade com que aconteceu. Como disse o poeta Vinícius de Morais: “que seja infinito enquanto dure!”

Publicidade