in

Arroz de plástico? A verdade sobre esse alimento estranho

Meios de comunicação social estão cheias de compartilhamentos sobre a conspiração chinesa do ‘arroz de plástico’.

1News

O termo ‘arroz de plástico’ ou ‘arroz fake’ (fake rice) surgiu na China em 2010. Apelidado assim por causa do escândalo do arroz de Wuchang, o alimento é conhecido por seu aroma exclusivo sendo exportado para várias nações. Comerciantes chineses são conhecidos para fazerem um enorme lucro com este arroz.

Publicidade

Em 2011, um relatório do The Korea Times disse que “alguns distribuidores estão vendendo falso arroz em Taiyuan, província de Shaanxi, e este arroz é uma mistura de batatas, batata-doce e plástico“. O relatório mencionado mostrava em detalhes os perigos de comer resina sintética. Assim, o termo ‘arroz de plástico’ começou a ser difundido.

A BBC, em dezembro de 2016, informou que um grande carregamento de ‘arroz de plástico’ foi apreendido na Nigéria, tornando-se o primeiro grande confisco. Dias depois, a Nigéria descartou a hipótese de ter plástico no carregamento confiscado. “O arroz estava contaminado com bactérias,” disse a Agência Nacional de alimentos e drogas da Nigéria.

Publicidade

Além desses dois relatórios, a grande mídia não tem muita informação sobre ‘arroz de plástico’. Mas a web está inundada com informações que variam de vídeos do YouTube sobre como é fabricado e também de “Maneiras de detectar um falso arroz“. E os meios de comunicação social também estão cheias de compartilhamentos sobre a conspiração chinesa do  ‘arroz de plástico’.

Publicidade

Então é ‘arroz plástico’ real? Infelizmente, não há nenhuma resposta concreta para esta questão. Na Índia o ‘arroz de plástico’ nunca foi apreendido, embora haja relatos de manifestações contra tal arroz. A alegação nunca foi comprovada.

Publicidade
Publicidade