in

Sonhou? Como interpretar seus sonhos

Pessoas, animais, objetos, tempo, espaço se apresentam em sonho compondo um enredo que poderá evocar o real, o imaginário, o que pode nunca ter acontecido, o que pode ter existido, o desejo ou a projeção temporal, espacial, assim os caminhos a serem percorridos, sejam eles científicos ou representações de marcas culturais, nos ajudarão a decifrar os enigmas dos sonhos e seus significados.

Publicidade

Caminhos a serem percorridos para interpretarmos sonhos:

Registre o seu sonho – escreva, desenhe ou grave tudo o que lembrar de seu sonho, faça o registro sem afobação, sem ansiedade para evitar apagar de sua memória qualquer sinal referente ao sonho ou, até mesmo, todo o sonho, pois muita agitação é prejudicial para este processo. 

Publicidade

Procure ter sempre à mão o material básico para o registro de seu sonho, por exemplo, caneta ou lápis, um bloco ou um caderno, papel. Tenha também, o mais próximo possível, um abajur ou uma pequena lanterna, evitando acender uma luz mais forte no recinto (evidente que a última recomendação refere-se ao sonho noturno). Bloco ou caderno – a preferência por este material deve-se ao fato de podermos fazer anotações de vários sonhos e de podermos fazer comparações ou mesmo consultas futuras.

Publicidade

Mesmo que não se consiga lembrar de todo o sonho ou de todos os detalhes, o mais importante é que sejam registrados, mesmo que minimamente, os detalhes que estiverem vivos no momento do despertar, estes detalhes podem ser registrados por palavras soltas ou por pequenas frases. À medida que outras informações forem surgindo, efetuam-se as anotações.

Publicidade

A fim de proceder a uma interpretação satisfatória, procure colocar em destaque o elemento primordial do seu sonho (ou elementos) – palavra, objeto, emoção, pessoa, forma, imagem ou qualquer outro componente, que mais tenha chamado a sua atenção, provocado sua emoção ou causado muita impressão.

Não despreze qualquer elemento ou qualquer detalhe do seu sonho. Na narrativa de um sonho, tudo o que for lembrado é importante, pois um pequeno detalhe pode levar a uma série de associações.

O sonho é formado por uma rede de imagens e de estímulos, portanto, é muito importante que todos os elementos (primordial ou periféricos) sejam confrontados, ligados, associados. Habitue-se a registrar seus sonhos, e assim poderá sempre confrontar o que registrou com os fatos do seu dia-a-dia e traços de sua personalidade.

Fonte: sonhos.com.br

Publicidade
Publicidade
Publicidade