in

7 previsões antigas e inesperadas que se transformaram em realidade

Preparamos uma lista com algumas previsões que se tornaram reais; confira!

Fatos Desconhecidos

Durante o decorrer das eras, muitas previsões e ‘achismos’ foram feitas. Algumas se concretizaram, outras não. Fato é que, mesmo sem a tecnologia e o conhecimento dos dias atuais, pensadores de mais de 2 mil anos atrás usavam da intuição e experimentos arcaicos para prever o futuro, sendo que muitas das tecnologias existentes hoje já haviam sido imaginadas por eles. Ainda hoje, alguns destes experimentos são usados na ciência moderna para desvendar e compreender os mistérios da nossa existência. Pensando nisso, preparamos uma lista com algumas previsões que se tornaram reais. Confira!

Publicidade

1 – Átomos

No século V a.C, já se havia o conhecimento do átomo. Claro, não era tão nítido quanto é hoje, porém, alguns pensadores como Demócrito, baseado nos conhecimentos de Leucipo, já possuíam esta noção de que qualquer objeto era formado por um número infinito de partículas minúsculas, chamadas átomos. Contudo, somente quase 2 mil anos, em 1905, depois Albert Einstein conseguiu provar a teoria dos antigos.

 

Publicidade

2 – Termodinâmica

O calor é uma forma de energia capaz de causar transformação. E as leis da termodinâmica mantêm o universo em curso, funcionando de forma perfeita. E esse conhecimento foi explorado pelo filósofo Heráclito em suas obras. Embora fosse muito ignorado, e apenas 100 de suas obras terem sobrevivido ao longo do tempo, Heráclito acreditava que o fogo é a verdadeira realidade. Tudo existe e é governado por ele. Embora nem tudo seja feito de fogo, o fogo e o calor são os responsáveis para manter tudo vivo e impedem que o nosso universo entre em colapso.

Publicidade

 

3 – Fluxo

Heráclito também é responsável pela máxima de que “tudo está em fluxo”. Para ele, a única constante da vida é a mudança. De acordo com a mecânica quântica, tudo no universo é feito de partículas extremamente pequenas e que estão em constante movimento, mesmo que isso não possa ser visto a olho nu.

Publicidade

 

4 – Evolução

Um homem chamado Anaximandro de Mileto, foi o primeiro a teorizar qualquer tipo de evolução, no século VI d.C. Ele acreditava que os animais evoluíram de criaturas marinhas, incluindo os seres humanos, que em um determinado momento se adaptaram para viver na terra. Contudo, foram gastos quase 2 mil anos para Darwin trazer a tona toda sua teoria sobre a evolução das espécies.

 

5 – Big Bang

Há 3 mil anos, na antiga Índia, a ideia do big bang já era discutida. Muito antes de Stephen Hawking teoriza-la. No Rigveda, é descrito como todo universo está contido em uma espécie de ovo cósmico. Tudo coexiste nessa esfera. O universo, como o conhecemos, está em plena expansão e parte de um ponto único, e acaba se colapsando no mesmo ponto único. Uma ideia bastante parecida com os estudos de Hawking.

 

6 – A terra esférica

Thales de Mileto investigou princípios que governam a criação, questionou a mitologia grega e tentava descobrir as causas ao redor da criação e origem do universo. E, a ele, se atribui a primeira ideia de uma Terra redonda. Através de seu conhecimento a respeito dos eclipses, ele propôs que o Sol lançava uma sombra elíptica se a Terra fosse plana. Ele também observou que as estrelas se “movem” conforme alguém se movimenta. Caso a terra fosse plana, a pessoa veria as mesmas estrelas acima de sua cabeça, independente de onde ele fosse. Mil anos separam as teorias de Thales com suas confirmações.

 

7 – Realidade é percepção

Os sofistas, grupo formado por alguns pensadores durante o século VII a.C., acreditavam que não havia verdade e nem realidade absoluta. Para eles, nossas experiências, tanto sensoriais quanto mentais são completamente subjetivas. Cada um tem uma percepção diferente do outro do tempo e espaço. A realidade é a percepção, construídas e criadas por nossas mentes e órgãos sensoriais.

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade