in

Nova greve dos caminhoneiros é convocada através de áudios no WhatsApp

A greve dos caminhoneiros chegou ao fim, mas parece que o país está longe de voltar à normalidade, uma vez que o temor de uma nova paralisação tem feito com que muitas pessoas façam uma verdadeira corrida aos postos de combustíveis para enxer o tanque do carro, assim como alguns supermercados estão registrando vendas acima do normal para este período. As pessoas estão estocando comida em casa, temendo uma nova greve.

Publicidade

O WhatsApp foi a principal ferramenta dos caminhoneiros para organizarem a paralisação e agora o aplicativo volta a ser usado para a divulgação de áudios e vídeos, convocando os motoristas para uma nova greve que teria data para começar na próxima segunda-feira, dia 4.

Entretanto, a maioria destes áudios postados no WhatsApp são falsos, só que os usuários acabam acreditam e repassam para os seus contatos, que por sua vez compartilham com mais pessoas e grupos e assim os rumores vão se fortalecendo.

Publicidade

Alguns áudios são verdadeiros, porém, eles foram gravados antes da greve que já terminou e agora são compartilhados como se fossem gravações recentes. Diversos grupos ligados aos caminhoneiros não acreditam em uma nova paralisação porque as reivindicações já foram atendidas e os motoristas não conseguiram novamente o apoio que tiveram.

Publicidade

O presidente do Movimento dos Transportadores de Grãos de Mato Grosso, informou que as entidades que representam os caminhoneiros foram consultadas novamente e alegam que não há nenhum interesse em fazer uma nova greve, justamente pelo fato de já terem conseguido atingir os principais objetivos, por isso não há nenhum apoio em relação à suposta paralisação marcada para esta segunda-feira.

Publicidade

Mas os áudios continuam circulando no WhatsApp e tem muita gente acreditando e repassando estas mensagens, fazendo com que as filas nos postos de combustíveis continuam longa, mesmo com a gasolina custando na média de R$ 5,00 o litro. Importante ressaltar que estocar gasolina em casa é proibido e perigoso, ninguém deve fazer isso.

Publicidade
Publicidade
Publicidade