in

Saiba como dizer um não perfeito para seus filhos com o Pai do Ano

Crianças são pequenas pessoas que estão aprendendo e a cada dia recebem lições para ficar mais "educadas", cabendo aos adultos terem em mente o que é ou não importante nesse processo. Em questões sem muita importância, um “não” pode ser esquecido, fazendo com que a criança explore o mundo sem inibições. Uma boa dica para isso é perceber a quantidade de situações agradáveis em relação com seus filhos.

Publicidade

Caso os adultos não consigam perceber um ponto de equilíbrio na convivência com seus filhos é preciso então repensar com que frequência é dito um “não” para seus pequenos. Essa resposta é muito difícil de ouvir, porém pode deixar a criança menos angustiada frente a exceções em momentos de escolha.

Os pais não devem se deixar abater ao negar algo para o filho, caso isso aconteça é preciso relaxar e deixar claro para a criança que há um adulto responsável que cuida e decide por ela.

Publicidade

Mesmo sendo uma sensação ruim, a criança vai perceber que alguém decidindo as coisas por ela vai deixá-la menos atormentada, uma vez que ela ainda não consegue se decidir em algumas situações.

Publicidade

Deixar a criança de castigo e depois voltar atrás na decisão pode se tornar um grande problema, desde que isso seja fruto de grande reflexão junto com a criança explicando o motivo de ela ser liberada da punição.

Publicidade

É importante que se olhe fixamente nos olhos da criança explicando o motivo do “não” ou do castigo, sem gritar ou agir de forma autoritária, evitando assim que ela se assuste. Antes de decretar a punição é preciso explicar os motivos do ato e o que vai acontecer se ela cumprir direitinho.

Publicidade
Publicidade
Publicidade